Equipamento de Teste de Concreto Não Destrutivo
Avalie a qualidade do concreto com os dispositivos RCON™, Surf™ e Perma™ utilizando métodos elétricos.
Leituras Rápidas e Precisas
Nossos dispositivos de laboratório garantem leituras rápidas e precisas para testes eficientes de qualidade
Testes de Permeabilidade e Resistividade
Avalie a resistividade elétrica e a permeabilidade ao cloreto do seu concreto para testar a durabilidade e mitigar a corrosão
Configuração Fácil e Relatórios
Configure e colete os dados do seu concreto com geração automática de relatórios e configuração personalizável
Equipamento de Teste de Concreto Não Destrutivo
A Resistividade Elétrica é um método de ensaio não destrutivo que pode avaliar a microestrutura do concreto. Ela está relacionada à fração volumétrica dos poros e à condutividade da solução de poros. A durabilidade do concreto está amplamente relacionada à sua microestrutura. A principal ideia por trás da resistividade elétrica é quantificar as propriedades condutivas do concreto, permitindo uma comparação direta com a durabilidade do material.
Existem várias maneiras de medir a resistividade elétrica do concreto, sendo as mais comuns a resistividade em massa, resistividade de superfície e eletrodos embutidos para concreto fresco, nas quais os nossos dispositivos de resistividade elétrica, como RCON™ e SURF™, são desenvolvidos.
Teste de Resistividade Elétrica em Massa com RCON
A resistividade em massa utiliza uma técnica de dois pontos, o que significa que dois eletrodos são usados para enviar e ler o fluxo de corrente em uma amostra de concreto. Nesse método, uma amostra de concreto endurecido é colocada entre duas placas eletrodas paralelas que transmitem uma corrente alternada (AC). A resistividade é calculada como uma média de todo o material entre as placas em segundos.
Regulamentada por AASHTO TP 119: Método Padrão de Teste para Resistividade Elétrica de um Cilindro de Concreto Testado em um Teste de Resistência Uniaxial, a publicação da CSA A23.2-26C: Resistividade Elétrica em Massa do Concreto, e da ASTM C1876-19: Método Padrão de Teste para Resistividade Elétrica em Massa ou Condutividade em Massa do Concreto trouxe ainda mais relevância para a medição da resistividade elétrica em massa do concreto.
O RCON é um dispositivo de laboratório NDT para medir a resistividade elétrica em massa do concreto, seja ele fresco ou endurecido. O RCON permite a medição contínua da resistividade elétrica ao longo do tempo, o que pode ser usado para monitorar parâmetros importantes de durabilidade do concreto, como fissuração, transferência de umidade e tempo de pega em amostras de concreto.
Teste de Resistividade Elétrica de Superfície com Surf
Em geral, tanto a resistividade elétrica de superfície quanto a de massa fornecem resultados comparáveis quando certos fatores são considerados. A resistividade de superfície é regulamentada pela AASHTO 358-19, que avalia a resistência do concreto à penetração de íons de cloreto. No entanto, devido à sua ampla aceitação, pesquisas contínuas visam padronizar este método.
Essa técnica utiliza o arranjo Wenner-Array, que consiste em quatro eletrodos posicionados equidistantemente em uma linha reta. Os eletrodos externos entregam corrente ao concreto, enquanto os eletrodos internos medem o potencial elétrico. Esse arranjo permite a avaliação de amostras de concreto e simplifica as avaliações no local, permitindo a medição das propriedades locais com preparação mínima.
O Surf da Giatec é a tecnologia mais rápida e precisa para a medição da resistividade de superfície, que demonstra o estado de qualidade do concreto. O Surf fecha o concreto em uma câmara para prevenir a perda de umidade, e seus 4 canais de medição realizam 8 medições em menos de 15 segundos. O Surf pode ser usado para avaliar o controle de qualidade baseado em desempenho do concreto, estimar o coeficiente de difusão de cloretos do concreto, estimar a vida útil e detectar fissuras. O Surf possui um arranjo único e personalizado, que permite a medição da resistividade elétrica com alta precisão, reduzindo a duração do teste, minimizando os efeitos ambientais e reduzindo o erro humano.
Teste de Permeabilidade ao Cloreto com Perma
A difusão de cloreto é uma causa principal da corrosão do concreto, seja devido à exposição externa a sais descongelantes ou água do mar, ou à presença interna nos ingredientes do concreto. Uma vez que o cloreto atinge a armadura de aço e interage com a umidade e o CO2, a corrosão começa, levando ao surgimento de rachaduras no concreto e à penetração adicional de umidade, CO2 e cloreto. Isso cria um ciclo auto-perpetuante que se agrava com o tempo se não for abordado prontamente.
O design da mistura do concreto e suas propriedades internas, incluindo a estrutura dos poros e a conectividade (permeabilidade), influenciam a taxa e o volume do transporte de cloreto. Maior permeabilidade permite maior ingresso e transporte de cloretos.
O Perma é um dispositivo de laboratório para medir a resistência elétrica do concreto contra a penetração do coeficiente de difusão de cloreto. É certificado pela ASTM C1202 para prever a vida útil, o design baseado em durabilidade e o controle de qualidade baseado em durabilidade das estruturas de concreto. O Perma é certificado eletricamente para testes rápidos de penetrabilidade de cloreto em laboratórios de concreto. Este dispositivo é o único dispositivo RCPT que possui a marca de certificação de segurança elétrica CSA para uso em laboratórios de concreto.
RCON, Surf, E Perma
Equipamentos de ensaios em concreto NDT
Teste de Resistividade Elétrica em Massa
Dispositivo de laboratório não destrutivo para medir a resistividade elétrica em massa de espécimes de concreto
-
Medição em corrente alternada (AC)
-
Detecção de fase (0-180 graus)
-
Dados precisos (±2%)
-
Medições contínuas de resistividade e resistência
-
Programa para PC gratuito e fácil de usar
-
Frequência fixa ou varredura