top of page
ICORHero1.gif
iCOR® 
Detecção de Corrosão NDT Sem Fio
Um dispositivo para avaliar e medir a taxa de corrosão de armaduras em segundos.
electric-prmdqlsxknop6cjxptvraft3fob13as6ltoykrt7og.webp

Tecnologia Sem Furo e Não Destrutiva Sem Fio

Diferente de outros dispositivos que exigem perfuração do concreto e conexão física à armadura para avaliar a corrosão, o iCOR® é totalmente não destrutivo.

Giatec_ICOR-Icon_2-80x80.webp

Dados Rápidos e Precisos em Tempo Real em Segundos

Os dados são coletados, analisados e armazenados sem fio no aplicativo móvel do tablet fornecido, permitindo fácil compartilhamento com os membros da equipe.

lightbulb-prmen18hcw2tq1g6cuieb97l88gwndit2by0mfq90g.webp

Geração Automática de Relatórios: Simples e Fácil de Usar

A avaliação detalhada da corrosão em estruturas de concreto armado é apresentada como mapas de contorno, acessíveis em tempo real no tablet.

Vencedor do Prêmio de Inovação em Corrosão da NACE
iCOR-MP_Innovation_Award_Logo-01-360x195.webp

O iCOR é o dispositivo de medição de corrosão sem fio mais avançado para avaliar a saúde de estruturas de concreto armado. Ele detecta o potencial de corrosão, a taxa de corrosão e a resistividade elétrica in-situ. Em 2019, o iCOR recebeu o Prêmio de Inovação em Corrosão da Associação Nacional de Engenheiros de Corrosão (NACE).

Encontre a solução ideal para detecção de corrosão nas suas necessidades de teste de concreto!

Aplicações
  • Detection of corrosion in reinforcement

  • Measurement of rebar corrosion rate

  • Evaluation of corrosion potential of rebar

  • Measurement of in-situ electrical resistivity

  • Assessment of concrete durability

  • Rehabilitation and repair of concrete structures

ICOR_Application1-515x515.jpeg
Software
Tablet_sm-360x312.webp
  • Mapeamento de contorno em tempo real da taxa de corrosão, resistividade elétrica e potencial de corrosão.

  • Interpretações precisas e não subjetivas baseadas em algoritmos.

  • Teste de múltiplos parâmetros direcionais em uma única medição.

  • Relatórios simples e fácil exportação de dados.

Hardware
  • Tecnologia sem fio não destrutiva e não invasiva.

  • Medições obtidas e avaliadas em segundos.

  • Dispositivo simples e fácil de usar, requerendo treinamento mínimo.

  • Operação por uma única pessoa.

  • Tablet incluído com aplicativo Android gratuito.

  • Tecnologia patenteada e premiada.

ICOR_Hardware-scaled-460x460.jpg
Normas:

Tecnologia Patenteada

O iCOR utiliza a tecnologia patenteada CEPRA, que possibilita estimar a taxa de corrosão da armadura de forma não invasiva e não destrutiva. Isso elimina a necessidade de conectar o dispositivo à armadura para obter medições, como ocorre com outros dispositivos comerciais.

Especificação Técnica
Tempo de Teste:

3 a 30 segundos

Faixa de Taxa de Corrosão:

0 a 500 μm/ano

Faixa de Potencial de Corrosão:

-800 a +200 mV/CSE

Faixa de Resistividade Elétrica:

0 a 10.000 Ω • m

Códigos para compra:
900081

iCOR

  • Itens Inclusos:

  • Unidade Beta

  • Tablet com suporte para transporte sem as mãos

  • Aplicativo de Análise de Dados

  • Manual do Usuário

  • Espumas de Conexão

  • Cabo USB

  • Solução Condutiva

  • Estojo de Transporte

Perguntas Frequentes:
O iCOR está em conformidade com as normas ASTM?
  • Atualmente, não existe um padrão para a medição da taxa de corrosão baseado na tecnologia patenteada CEPRA. O Giatec iCOR é o único produto no mercado que não requer conexão com a armadura para obter a taxa de corrosão. Além da taxa de corrosão e resistividade, o iCOR também fornece uma unidade de medição de meio-célula padrão para a medição do potencial de corrosão; esta medição é opcional, pois requer conexão com a armadura. O padrão para a medição do potencial de corrosão de armaduras em concreto é a ASTM C876.

Como a espessura do recobrimento de concreto afeta as leituras?
  • O usuário deve inserir a espessura do recobrimento no software para a medição da taxa de corrosão. A espessura do recobrimento pode variar de 0,4 a 3,5 pol (1 cm a 9 cm) com incrementos de 0,4 pol (1 cm).

Como a umidade do concreto afeta os resultados do iCOR?
  • As medições do iCOR são sensíveis à umidade do concreto. Quanto mais seco o concreto, maiores os valores de resistividade elétrica, menor a taxa de corrosão e mais positivo será o potencial de corrosão. A pré-umidificação da superfície do concreto é necessária antes de qualquer medição de corrosão. No caso do iCOR, é necessária uma conexão úmida entre os eletrodos e a superfície do concreto através de esponjas para obter medições confiáveis.

Que tipo de eletrodo é utilizado no iCOR para medição de potencial de corrosão?
  • O iCOR utiliza um eletrodo sólido de Ag/AgCl para a medição da meio-célula. Este eletrodo é livre de manutenção, capaz de realizar medições em posição invertida e menos suscetível à contaminação por cloretos. O Ag/AgCl tem um desvio de potencial fixo em comparação ao eletrodo Cu/CuSO4; o software do iCOR leva em conta essa diferença e apresenta os resultados em mV/CSE (ou seja, Eletrodo Cu/CuSO4) conforme a ASTM C876.

Posso realizar uma medição em armaduras revestidas com epóxi?
  • O iCOR aplica uma corrente elétrica entre os dois eletrodos externos; qualquer camada não condutiva interromperá o fluxo de corrente no concreto. Se o revestimento epóxi na barra estiver perfeitamente intacto, nenhuma medição será possível.

Outras perguntas técnicas
Qual é a duração da bateria do dispositivo?
  • A bateria do iCOR durará um dia completo de uso, sendo recomendado carregá-la completamente na noite anterior. O dispositivo leva aproximadamente 4 horas para carregar. O tablet indicará o nível de bateria do dispositivo a todo momento. Também é recomendável carregar o tablet na noite anterior, pois ele terá uma duração de bateria limitada (semelhante a um telefone). Além disso, é possível utilizar um banco de bateria externo para mitigar o consumo da bateria do tablet.

Quais são as limitações do dispositivo?
  • Qualquer característica na estrutura de concreto armado que interrompa a continuidade elétrica no ponto de medição não permitirá o teste, como armaduras revestidas de epóxi/galvanizadas, dutos de tensionamento com revestimento plástico, superfícies de desgaste de asfalto/impermeabilização, concreto reforçado com fibras. Essas não são limitações do iCOR, mas aplicam-se a todos os dispositivos de detecção de corrosão. Outros aspectos da estrutura analisada, como a presença de vazios ou grandes fissuras, podem afetar as leituras. Em geral, qualquer camada não condutiva ou camada de ar bloqueará a corrente de alcançar a armadura. Outra limitação pode ser a faixa de temperatura de medição. Não há atividade de corrosão em temperaturas abaixo de 0 °C (32 °F), pois a água dentro do concreto se torna gelo, alterando drasticamente o comportamento da resistividade do concreto, o que impactará os resultados. Essas não são limitações do nosso equipamento, mas sim limitações da medição da taxa de corrosão em geral.

Qual é a profundidade mínima e máxima de recobrimento para inspeção?
  • Uma profundidade mínima de 10 mm é recomendada para a inspeção. A profundidade máxima de recobrimento permitida para o iCOR realizar uma medição precisa é de 90 mm. Além disso, o equipamento sempre lerá a primeira camada de armadura; assim, se a intenção for ler as armaduras em outras camadas, a corrente será direcionada apenas para a primeira camada de armadura. Ao usar o potencial de corrosão, quanto maior a profundidade do recobrimento, mais fraco será o sinal de leitura. Ao utilizar o potencial de meio-célula em profundidades de recobrimento > 90 mm, a interpretação dos resultados deve ser feita com cuidado, pois pequenas diferenças podem representar corrosão local.

Devem ser realizadas medições de taxa de corrosão se a armadura tiver corroido severamente e seu diâmetro tiver diminuído drasticamente?
  • Nessa situação, o concreto apresentará sinais significativos de corrosão. Se o processo de corrosão for severo o suficiente para reduzir drasticamente o diâmetro da armadura, sua expansão deteriorará o concreto, causando fissuras mapeadas e delaminação na superfície do concreto. O objetivo principal do equipamento é identificar armaduras corroídas que ainda não tenham causado danos severos ao concreto e tomar ações para evitar uma deterioração adicional.

Há recomendações para realizar medições de taxa de corrosão e potencial de corrosão ao mesmo tempo?
  • Se for decidido fazer uma medição 3 em 1 com o iCOR, ao pressionar o botão de medição, primeiro será feita uma medição de meio-célula, seguida pela medição simultânea de resistividade elétrica e taxa de corrosão. A medição da taxa de corrosão e resistividade elétrica polariza a armadura, portanto, a medição da meio-célula precisa ser realizada primeiro em um local específico. O iCOR polariza a armadura apenas por um curto período de tempo, quando as medições estão definidas para 3, 6 ou 10 segundos; no entanto, sempre é recomendável aguardar pelo menos 30 minutos antes de repetir uma medição no mesmo local.

Como deve ser preparada a superfície do concreto antes de uma medição da taxa de corrosão?
  • É altamente recomendado pré-umedecer a superfície do concreto antes de realizar a medição, conforme descrito na ASTM C876. A condição ideal para realizar um teste é em uma condição de superfície saturada seca (SSD). Isso, no entanto, às vezes é difícil de alcançar no local. A imersão da superfície antes do teste é uma boa etapa de preparação. Se a imersão for utilizada, certifique-se de que o excesso de água na superfície seque ou seja removido antes do teste, pois água em excesso entre a superfície do concreto e os eletrodos do iCOR causará erros nas medições.

Qual é o espaçamento mínimo entre as armaduras?
  • Há uma limitação no espaçamento das armaduras, relacionada aos dois eletrodos de resposta de tensão localizados no centro do dispositivo. Se houver duas seções de armadura passando por esses eletrodos, os resultados não serão corretos. Portanto, o espaçamento limite é de cerca de 10 cm ou 4 pol.

Para armaduras próximas à borda do elemento de concreto, existem limitações?
  • Desde que os 4 eletrodos na direção da medição façam contato com a superfície do concreto em cima da armadura, será possível realizar uma medição. Por exemplo, na direção y (direção do cabo), a corrente passa pelos eletrodos externos, e a resposta de tensão é medida pelos eletrodos internos. Essa afirmação também se aplica a superfícies curvas (por exemplo, colunas).

Qual é o benefício de realizar medições de meio-célula e taxa de corrosão juntas?
  • Com o iCOR, é possível realizar diferentes tipos de medições juntas ou separadamente (consulte o manual do usuário para mais informações). Os cinco tipos de medições são:

  • Taxa de corrosão (inclui resistividade do concreto)

  • Taxa de corrosão (inclui resistividade do concreto) e potencial de meio-célula

  • Potencial de meio-célula

  • Resistividade do concreto

  • Potencial de meio-célula e resistividade do concreto

  • A meio-célula está incluída na unidade porque é o único método de corrosão padronizado. Ela fornece uma medição qualitativa, enquanto a taxa de corrosão oferece uma avaliação quantitativa. O usuário tende a usar ambas as medições nos testes iniciais e, posteriormente, a se afastar da meio-célula, pois os resultados obtidos da taxa de corrosão podem ser correlacionados. O iCOR é capaz de medir a taxa de corrosão e a resistividade do concreto sem conexão com a armadura, mas requer uma para o teste de meio-célula.

É necessário usar um localizador de armaduras/cobertura para identificar a localização das armaduras?
  • Sim, é necessário utilizar um detector de armaduras/cobertura para localizar as armaduras antes do teste. O iCOR deve ser alinhado com a armadura. A localização da armadura, a profundidade da cobertura e o tamanho da armadura são informações obrigatórias que devem ser inseridas no software do iCOR.

O iCOR requer conexão com a armadura durante o teste?
  • A conexão é necessária apenas quando o dispositivo é usado para medir o potencial de corrosão (HCP). Se o dispositivo for utilizado apenas para avaliação da taxa de corrosão e/ou resistividade elétrica, a conexão com a armadura não é necessária.

O eletrodo de meio-célula precisa ser calibrado?
  • Um probe de verificação está disponível na compra de qualquer pacote iCOR. É recomendado verificar o dispositivo usando o eletrodo de referência antes de realizar a mapeamento de potencial de corrosão. O eletrodo de meio-célula não requer calibração, mas deve ser mantido em boas condições para passar na verificação.

O dispositivo pode desenvolver mapeamento de corrosão para superfícies não planas?
  • Sim, mapas de corrosão podem ser desenvolvidos para superfícies não planas. O aplicativo no tablet cria uma grade que representa a superfície do plano. Para superfícies de teste não planas, como colunas, as medições realizadas na circunferência são representadas como uma superfície. O usuário cria uma grade com dimensões e espaçamento desejados, podendo realizar medições em qualquer local dentro dessa grade. Contudo, é importante garantir que todos os quatro eletrodos na direção de medição selecionada para resistividade elétrica e taxa de corrosão estejam em contato com a superfície de concreto.

Como umedecer a superfície?
  • As melhores condições são as de superfície saturada e seca (SSD). Isso pode ser alcançado umedecendo a superfície com um spray de água, mangueira, aspersor, ou batendo na superfície. Umedeça a superfície o máximo possível e deixe-a secar por 15 a 20 minutos antes de realizar a medição, assegurando que não haja água corrente na superfície do concreto.

bottom of page